PRODUÇÃO DE SEMENTES DE URUCUM (Bixa orellana L.) DE 1990 A 2023 SEGUNDO O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE.”
- paulorncarvalho
- 28 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de mar.

Esse artigo atualiza os dados publicados em 2022, sob o título “PRODUÇÃO DE SEMENTES DE URUCUM (Bixa orellana L.) DE 1990 A 2021 SEGUNDO O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE.”, incluindo os anos de 2022 e 2023.
O mercado de sementes de urucum no Brasil e no mundo tem passado por intensas alterações nos últimos anos. Essas alterações tem trazido insegurança para as indústrias de corantes que têm dificuldade para uma previsão de safra e de preço para os próximos anos. A capacidade de estocagem das sementes de urucum pelo sistema de baixa pressão (vácuo), que garante uma semente de boa qualidade durante toda a entre safra, ainda não foi suficiente para a manutenção dos preços em níveis aceitáveis, principalmente pelo aumento da demanda e a diminuição da produção causada por adversidades climáticas. Para entender parte do que está acontecendo temos acompanhado o mercado de sementes de urucum no Brasil há mais de 20 anos e avaliado os dados produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A atualização dessa avaliação, incluindo os dados dos anos de 2022 e 2023 estão acessíveis no documento anexado a seguir.
Comments