top of page

As principais tecnologias de produção industrial do colorau

O primeiro processo resumido aqui tem como princípio a extração dos pigmentos das sementes de urucum com a farinha de milho, sem a participação das sementes no produto final. Nesse processo as sementes de urucum são misturadas com óleo vegetal, aquecido ou não, em um misturador horizontal. A quantidade de óleo é geralmente próxima a 10% do peso das sementes, mas pode variar de acordo com a qualidade dos grãos. A mistura é conduzida por um período suficiente para que haja a migração parcial dos pigmentos para o óleo. Em seguida é adicionado o fubá e a mistura é continuada até que o pigmento seja transferido para a farinha. A proporção de sementes de urucum e de farinha varia de acordo com a coloração desejada para o colorau e a qualidade da semente de urucum, mas geralmente é utilizada uma proporção entre uma parte de sementes de urucum para três a cinco partes de fubá. Após a transferência do pigmento para o fubá, o sal é adicionado e a mistura é peneirada para a separação das sementes esgotadas. O colorau produzido é então embalado e comercializado.


O segundo processo para a produção do colorau envolve a trituração das sementes de urucum e sua participação no produto final (colorau). Nesse processo as sementes de urucum são previamente misturadas com óleo vegetal para facilitar a remoção do pigmento. Em seguida os grãos com o óleo são misturados a sementes de milho e ao sal e triturados. A proporção de sementes de urucum e óleo vegetal geralmente é de 10% e a proporção de urucum e de milho também pode variar de acordo com a coloração desejada para o colorau e com a qualidade os grãos de urucum, mas geralmente é utilizada uma proporção entre uma parte de sementes de urucum para três a sete partes de sementes de milho. O produto resultante da moagem é peneirado, embalado e comercializado.


O terceiro tipo de processo industrial para a produção do colorau envolve uma mistura simples de fubá e sal com um corante já extraído industrialmente das sementes de urucum. O corante utilizado geralmente está emulsionado em óleo vegetal. Esse tipo de processo permite um melhor controle da qualidade do colorau, pois não depende da qualidade da semente de urucum. A proporção de fubá e corante depende diretamente da concentração de pigmentos do corante utilizado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page