PERGUNTAS E RESPOSTAS

Aqui você encontra respostas para as perguntas mais comuns sobre a cadeia produtiva do urucum. Além disso disponibilizamos a você um formulário onde você pode enviar sua pergunta sobre o urucum e seus produtos. Nós buscaremos a resposta e divulgaremos aqui.
PERGUNTA: O urucum é considerado uma planta nativa do Brasil? Onde posso encontrar essa informação?
RESPOSTA: Sim,  o urucum (Bixa orellana L.) é considerada uma planta nativa do Brasil. Essa informação pode ser encontrada no seguinte endereço: www.floradobrasil.jbrj.gov.br 
PERGUNTA: Qual o pigmento encontrado nas sementes de urucum?
RESPOSTA: O pigmento encontrado nas sementes de urucum pertence a uma classe denominada carotenóides. Nas sementes de  urucum o carotenóide que predomina é denominado Bixina. Saiba mais sobre isso clicando aqui.  
PERGUNTA: Onde o corante de urucum é utilizado?
RESPOSTA: O corante de urucum é o pigmento natural mais utilizado em alimentos. Um de seus principais produtos é o colorau ou colorífico, uma mistura dos pigmentos de urucum com farinha de milho. Os pigmentos de urucum é o único aprovado para a coloração externa de salsichas. O queijo prata tem a cor amarela graças aos pigmentos do urucum. Além disso você encontra o corante de urucum em massas, recheio de bolachas, iogurtes, sorvetes, temperos, etc.
PERGUNTA: Como faço para extrair o corante de sementes de urucum?
RESPOSTA: A nível doméstico os pigmentos das sementes de urucum podem ser extraídos com óleo vegetal. A nível industrial os corantes das sementes de urucum são extraídos com a utilização de óleos vegetais, soluções aquosas alcalinas ou solventes como o Etanol. Saiba mais sobre isso clicando aqui.
PERGUNTA: Como faço para produzir colorau de forma artesanal?
RESPOSTA: HILUY (1994) apresenta uma tecnologia para a produção doméstica de colorau, envolvendo a secagem e fritura das sementes de urucum, formulação, pilagem peneiração e empacotamento. Segundo a autora, para a produção de 2kg de colorífico são necessários 300g de sementes de urucum, 35ml de óleo de soja, 300g de sal e 1600g de fubá. Saiba mais sobre isso clicando aqui.
PERGUNTA:Há produção de urucum orgânico? Há mercado para essa produção?
RESPOSTA: As informações que conseguimos é que existe sim a produção de urucum orgânico, mas ainda sem a certificação como produto orgânico. Essas mesmas fontes informam que essas produções são comercializadas sem diferencial de preço.
PERGUNTA: Gostaria de plantar urucum, onde posso conseguir mudas?
RESPOSTA: Alguns produtores de sementes de urucum comercializam também mudas. Acesse uma lista de produtores de sementes de urucum clicando aqui.

© 2017 www.ourucum.com.br.