Sobre o urucum

Urucum ou Urucu são nomes dados à planta de nome científico Bixa orellana L. A palavra "urucum" tem origem na língua tupi-guarani (uru-cu) e significa "vermelho". Suas sementes são recobertas por um pigmento muito utilizado pelas indústrias de alimentos, farmacêuticas e de cosméticos.    Seus pigmentos já eram usados pelos índios antes da descoberta do Brasil e a primeira referência ao urucum pode ser atribuída à carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel informando a descoberta do Brasil.

Você sabia que os Astecas misturavam o corante de urucum com cacau para produzir uma bebida com a aparência de sangue humano e a utilizavam em seus rituais?

Ciência e Tecnologia

Veja o que a C&T tem apresentado sobre o urucum. Conheça a composição de suas sementes. Entenda como os corantes são extraídos e onde são utilizados. Veja as descobertas recentes da presença de várias outras substâncias nas sementes de urucum. Conheça também os principais sistemas agrícolas de produção do urucum, sua diversidade genética e as principais pragas e doenças que atingem essa cultura. Uma página sobre eventos leva você a alguns dos principais encontros realizados sobre essa cultura, disponibilizando as palestra e os artigos apresentados nessas reuniões.

Notícias & Publicações

Tupi Paulista realiza o I Encontro de Produtores de Urucum - 21/06/19

O Sindicato Rural de Tupi Paulista realizou no dia 13 de junho de 2019 o I Encontro de Produtores de Urucum de Tupi Paulista. O evento contou com palestras de pesquisadores de diferentes organizações como o IAC e IEA, que abordaram desde os aspectos agronômicos a dados de mercado e custo dessa cultura. 

Negócios

Na área de NEGÓCIOS, além de informações preciosas sobre a tendência de preços e produção de sementes, você encontra um acompanhamento da produção e da produtividade nacional de sementes de urucum e de preços praticados, segundo dados divulgado pelo IBGE desde 1990. Lá você encontra também uma relação de produtores, consumidores e empresas que participam da cadeia produtiva do urucum. Disponibilizamos ainda um formulário onde você pode se cadastrar e ter seu interesse divulgado no nosso site. Essa página também apresenta informações sobre o controle de qualidade das sementes de urucum e laboratórios onde esses ensaios podem ser realizados. 

Faça sua pergunta. Encontre sua resposta. 

Estamos inaugurando uma nova página em nosso site. Nela estamos apresentando respostas às perguntas mais comum que recebemos e onde você pode fazer sua pergunta.

ITAL avalia o uso de balança com infravermelho para análise de umidade em sementes de urucum. 19/03/19

O laboratório de corantes naturais do ITAL realizou um estudo para comparar o uso de balança com infravermelho com o método de referência de análise de umidade utilizando estufa ventilada. Os resultados indicaram que o uso de balanças com aquecimento por infravermelho para análises de umidade em sementes de urucum pode apresentar resultados significativamente diferentes dos obtidos com o uso de estufas ventiladas.

IBGE divulga dados sobre a produção de urucum no Brasil em 2017 - 20/12/18

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da pesquisa sobre a produção de urucum no Brasil em 2017. Os dados demonstram um aumento na quantidade de sementes colhidas de aproximadamente 4%. O preço da sementes de urucum praticado em 2017 foi aproximadamente 57% superior ao ano anterior (2016), fugindo totalmente da evolução de preços observada nos últimos anos. Veja a matéria completa no clicando no botão abaixo.

O Portal G1 apresenta matéria sobre a dificuldade de comercialização da safra de urucum de 2018. - 14/09/18

O Portal G1 apresenta matéria do programa Bom Dia Fronteira sobre a dificuldade que agricultores estão encontrando para a comercialização da safra de sementes de urucum de 2018. Acesse  a matéria completa  clicando no botão abaixo

Urucum - Histórico, situação atual e perspectivas.

Autor: Paulo R. N. Carvalho - 06/03/18

Para se entender o mercado de urucum e o que se pode esperar dele no futuro, buscamos informações históricas e uma avaliação da situação atual junto a alguns dos principais personagens da cadeia produtiva do urucum. Com base nesses dados buscamos avaliar as perspectivas para essa cultura e discutir o que se esperar a curto e médio prazo.

Quer comprar sementes de urucum?

Nosso site disponibiliza uma relação de produtores e fornecedores de sementes de urucum que se cadastraram nesse site. Para ter acesso a essa lista CLIQUE AQUI.

Quer vender sementes de urucum?

Nosso site disponibiliza um cadastro para fornecedores de sementes de urucum. Quem se cadastra passa a fazer parte de uma lista de produtores de sementes de urucum que fica disponivel nesse site.  Quer se cadastrar como fornecedor de sementes de urucum. CLIQUE AQUI 

Sobre o site

O objetivo desse site é ser uma fonte de informação para todos os interessados nessa cultura, desde cientistas a produtores rurais ou até mesmo para quem quer apenas matar a curiosidade sobre o urucum. Buscamos integrar toda a cadeia produtiva do urucum, por meio da interação entre todos seus seguimentos como o produtor rural, as industrias e os consumidores.

SIGA-NOS:

  • Facebook Social Icon

© 2017 www.ourucum.com.br.

Cachopas index 1