CIENCIA E TECNOLOGIA

As sementes de urucum

          A quantidade de sementes nas cachopas de urucum pode variar com a origem da planta atingindo geralmente valores entre 40 a 60 sementes (FRANCO et al, 2008). Os tamanhos das sementes também variam com a planta, período de coleta e umidade, podendo chegar próximo a 5 mm de comprimento. Apesar de ocorrer grandes variações podemos considerar que uma semente pesa em média 0,029g ± 0,008g o que representa aproximadamente 35.000 grãos por quilo.

 

Eventos

          Os eventos da Cadeia Produtiva do Urucum como cursos, seminários e congressos, buscam reunir periodicamente produtores de urucum, empresários, pesquisadores, alunos e profissionais que trabalham com essa cultura. Conheça os principais eventos sobre essa cultura e tenha acesso a todas as palestras e trabalhos apresentados.

 

Agronomia

          O urucuzeiro ou urucueiro pertence a família Bixaceae, mais precisamente ao gênero Bixa, sendo a espécie mais comum a Bixa orellana. Suas plantas podem chegar a mais de seis metros de altura, mas geralmente alcançam pouco mais de três metros, apresenta raiz pivotante com ramificações secundárias terciárias. De seu caule lenhoso partem vários ramos que formam uma copa frondosa

Bibliografia

          Existem na literatura especializada um grande número de artigos científicos sobre o urucum e seus derivados, abrangendo todas as áreas da cadeia produtiva do urucum. Reunimos nesse site as referências bibliográficas de um grande número dessas publicações, inclusive com a possibilidade de downloads de algumas delas.

© 2017 www.ourucum.com.br.